Avaliações

Avaliações2020-04-15T19:06:29-03:00

Testes de Avaliação da aprendizagem, comportamento, desenvolvimento, stress e vocacional.

O QUE É DIFICULDADE ESCOLAR PARA VOCÊ?

É uma alteração que ocorre no processo natural da aprendizagem, acometendo cerca de 15% dos alunos do Brasil, sendo dividida em 2 tipos: de ordem primária (de causas orgânicas) e de ordem secundária (de causas pedagógicas).

Só uma equipe bem preparada, que possui médicos e terapeutas especialistas, que trabalham com padrão de testes, que realiza diversas sessões de avaliação, em diversos ambientes e formatos, que possam juntos discutir os casos, pode oferecer melhor resolutividade e gerar confiança.

Pois toda dificuldade escolar tem uma causa e um tratamento especifico, portanto deve-se ter um processo avaliativo e criterioso para que haja resultados eficazes.

O QUE É ATRASO DO DESENVOLVIMENTO?

É quando uma criança apresenta um atraso no processo de desenvolvimento da linguagem, motricidade, comportamento, socialização, aprendizagem ou cognição.

O QUE É AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA?

A avaliação diagnóstica é um processo de investigação criterioso, feito por uma equipe multidisciplinar especializada de médicos e terapeutas, que visa identificar através de critérios e protocolos, se a queixa de dificuldade escolar, consiste em dificuldade escolar primária (pedagógica) ou secundária (neurológica) para assim estabelecer um tratamento adequado.

COMO ELA OCORRE NA CLÍNICA MÃE?

Inicialmente é realizada a consulta com o Neuropediatra Dr Saide Vilas Novas, que investiga todo o histórico gestacional, do parto e todas as vias orgânicas que interferem na aprendizagem, como a visão, a audição, saúde geral, sistema neurológico.

Posteriormente o Dr Saide encaminha para o setor da clinica de diagnostico para realização de exames necessários como: BERA, EOA, processamento auditivo central, eletroencefalograma, audiometria, impendanciometria, ressonância magnética, cariótipo, exames laboratoriais.

A seguir o paciente passa a realizar os testes padronizados.

Assim, após estes testes, a equipe se reúne, para que seja feito um diagnóstico final, é emitido um relatório detalhado e dado a devolutiva pela Drª Sheylla Belchior e pelo Neuropediatra Dr Saide, que orientarão sobre condutas terapêuticas, médicas e escolares.

QUAIS OS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO?

O objetivo principal da avaliação é definir um diagnóstico preciso para que assim, a equipe multidisciplinar possa estabelecer um tratamento adequado, selecionar as melhores metodologias e estabelecer um plano de atendimento individualizado para cada caso, agindo de modo precoce e preventivo.

Em segundo lugar, esta avaliação tem como objetivo, avaliar o nível de desenvolvimento que o individuo se encontra, tanto quanto ao ano escolar, quanto ás áreas de desenvolvimento infantil como: linguagem, cognição, emocional e motora, pois sabendo em qual o nível o paciente se encontra é que se pode estabelecer um plano educacional individualizado.

Em terceiro lugar, o diagnostico propicia oportunidade de garantias legais ao paciente.

QUAIS OS TESTES QUE SÃO APLICADOS?

Os testes que são aplicados são padronizados e reconhecidos pelos Conselhos Federais.

Eles são divididos por área:

Uma consulta e 4 sessões com a psicóloga.
Uma consulta, 4 sessões e uma devolutiva com a Neuropsicopedagoga.
Uma entrevista e 4 sessões com a psicopedagoga.
Uma consulta e uma devolutiva com o Neuropediatra.

O Neuropediatra avalia toda a parte médica, faz a devolutiva e fornece o Laudo com o diagnóstico final.
A Neuropsicopedagoga investiga o desenvolvimento da aprendizagem, suas etapas e defasagens e propõe metodologias.
A Psicopedagoga investiga nível de leitura, escrita e raciocínio lógico.
A Psicóloga investiga o estado emocional, comportamental e o nível de atenção.
A Fonoaudióloga investiga a linguagem, fala e motricidade.

APÓS OS TESTES QUAL PROCEDIMENTO?

Após a realização e análise de todos os exames, testes, questionários é feita uma devolutiva com a família, onde é entregue a pasta de documentos, é esclarecido o diagnostico, é explicado sobre planos de reabilitação e aprendizagem, é traçado metas para o desenvolvimento do paciente.

   HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda – Sexta 08h ás 12h – 14h ás 18h
Sábado 08h ás 12h

  (99)3525-6655 / 98115-9256

  ONDE ESTAMOS

Rua Alagoas, Nº 146 – Bairro Juçara
CEP 65919-170 – Imperatriz – MA